Ícone do site Quixeramobim News

Polícia Militar dispersa aglomeração e conduz oito pessoas suspeitas de descumprirem decreto

Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Em mais uma ação para combater o avanço da Covid-19 no Estado, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) dispersou cerca de 30 pessoas, entre adultos e adolescentes, que se aglomeravam na orla da Praia da Leste Oeste, no bairro Jacarecanga, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) da Capital. A ação aconteceu na tarde dessa quinta-feira (25), no feriado estadual da Data Magna do Ceará. Oito pessoas foram conduzidas ao plantão do 34º Distrito Policial (DP) e autuadas por descumprirem as medidas estabelecidas em decreto estadual de isolamento social mais rígido.

Como parte das atividades dos órgãos estaduais e municipais, a Polícia Militar e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estavam em uma barreira de fiscalização móvel montada na Avenida Presidente Castelo Branco, quando notaram a movimentação de pessoas que se aglomeravam no espigão da praia. Enquanto os profissionais vistoriavam veículos que passavam pela barreira sanitária, policiais militares do 5º Batalhão Policial Militar (BPM) e do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) foram ao encontro do grupo.

Oito pessoas com idades entre 20 e 45 anos foram conduzidas em um micro-ônibus da PM em direção ao 34º DP, unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Os homens foram encontrados no local ingerindo bebida alcoólica, fazendo uso de som alto e não usavam devidamente as máscaras de proteção facial, de acordo com relato dos militares. Antes de subir no transporte, os homens receberam máscaras de proteção individual e usaram álcool em gel para realizarem o deslocamento com segurança até a delegacia.

Na unidade policial, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em desfavor de todos os envolvidos com base no artigo 268 do Código Penal, por infração à determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Após as formalidades, eles foram liberados.

Fiscalizações

As ações de fiscalização dos decretos estaduais e municipais são feitas pelos órgãos de segurança, fiscalização, mobilidade e trânsito do Estado e dos municípios. As fiscalizações têm teor educativo e visam orientar a população sobre a necessidade de permanência domiciliar, de evitar deslocamentos desnecessários, de controlar a circulação de veículos particulares, de fazer uso correto de máscaras de proteção facial, de respeitar os horários estabelecidos pela legislação e de proteger as pessoas do grupo de risco.

Um dos propósitos dos órgãos públicos é conscientizar a população sobre os riscos de transmissão da Covid-19 e evitar que haja sobrecarga na demandas por leitos em UTI e enfermarias na rede de saúde pública e particular. As decisões partem do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Ceará, que reúne profissionais da área da saúde, representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e da Assembleia Legislativa do Ceará, e Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, além da Prefeitura de Fortaleza. As análises são baseadas na observação do aumento do número de casos e internações.

Faça sua parte!

A população pode e deve colaborar para que as medidas sanitárias sejam cumpridas, diminuindo as chances de novas contaminações durante o período de vigência dos decretos. Fique em casa, com seus familiares, redobre os cuidados com a higiene pessoal e informe, por meio dos canais de denúncias dos órgãos de fiscalização, os locais onde ocorrem aglomerações e o descumprimento do decreto estadual com medidas para evitar a proliferação do coronavírus.

Denúncias

A população pode denunciar casos de descumprimento das medidas de prevenção e controle da Covid-19 por meio dos telefones 150, 3252-2155, 3252-1571 e 3252-1587, da Vigilância Sanitária do Estado do Ceará e Central da Plataforma Ceará Transparente; pelo 136 da Ouvidoria Geral do SUS e Ministério da Saúde; ou ainda para o 127 ou 0800.28.11.553 do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); e por meio do 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber

Sair da versão mobile