Investigações desenvolvidas pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) levaram à localização de um homem suspeito de vários casos de violência sexual. Com 30 anos de idade, proprietário de um lava-jato e sem antecedentes criminais. Esse é o perfil do criminoso preso por equipes do 6º Distrito Policial e reconhecido por cinco vítimas. A ação policial foi deflagrada, nessa quinta-feira (29), em resposta às apurações que já estavam em andamento.

O preso trata-se de Aloilson Silva de Sousa (30), sem antecedentes criminais. Ele é apontado como autor de, pelo menos, cinco ocorrências. Três delas se deram nos dias 28 de agosto e 22 e 23 de novembro. O homem foi capturado em sua residência, no bairro Parque Santa Maria – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza – e encaminhado ao 6º Distrito Policial, sendo autuado em flagrante por infração no artigo 213 do Código Penal (constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso).

De acordo com o delegado Bruno Figueiredo, que é o titular do 6º DP e responsável pelos trabalhos investigativos que levaram ao criminoso, “Aloilson sempre atuava com o mesmo modus operandi” (expressão em latim utilizada na linguagem policial e que significa “maneira de agir”). Com base no depoimento das vítimas, o homem as abordava nas proximidades de escolas ou outras instituições de ensino e as obrigava a entrar em seu carro, onde o crime ocorria. O caso que deu início às apurações foi o abuso cometido contra uma mulher de 18 anos, no dia 22 deste mês. Ela foi surpreendida pelo agressor quando levava o irmão para a creche. No caminho, os dois foram obrigados a entrar no automóvel e Aloilson cometeu o abuso. Ele sugeriu que ela deixasse o garoto na creche e retornasse, mas ela pediu ajuda e registrou Boletim de Ocorrência sobre o fato no 6º DP.

Da mesma forma, no dia seguinte, uma criança de 11 anos foi alvo do criminoso. Dando continuidade ás apurações, os agentes de segurança descobriram outra ocorrência, que se deu contra uma adolescente de 17 anos, também abordada nas proximidades de uma escola e obrigada a entrar no veículo. Ela foi abusada e teve partes do seu corpo fotografadas pelo infrator. Os outros dois casos configuraram tentativas. Os levantamentos policiais indicam que ele atuava pela região da Paupina, Parque Itamaraty e Messejana. Com ele, os policiais apreenderam um celular e alguns pendrives, que serão analisados.

A Polícia suspeita que Aloilson tenha feito outras vítimas. Os trabalhos policiais continuam no sentido de aprofundar os levantamentos sobre seu possível envolvimento em outros abusos, como o que foi praticado em 2015 contra uma criança com 9 anos à época. O crime foi filmado e circula na internet. Contudo, sua participação nessa ocorrência ainda não foi comprovada.