Piso salarial estabelecido pelo MEC vai ser pago aos professores de Fortaleza, diz prefeito

José Sarto (PDT) se reuniu com representantes da categoria nesta terça-feira. Os professores da rede municipal paralisaram as atividades em protesto pela garantia do pagamento do salário-base.
O piso salarial de professores, estabelecido pelo Ministério da Educação, vai ser pago aos professores de Fortaleza, disse o prefeito José Sarto (PDT), nesta terça-feira (31). Ele se reuniu com representantes da categoria. Os professores da rede municipal paralisaram as atividades em protesto pela garantia do pagamento do salário-base.
“Nós garantimos aos representantes da categoria que nenhum professor de nível médio, do município de Fortaleza, receberá menos que o piso estabelecido pelo Ministério da Educação”, disse Sarto.
Os professores realizaram atos para reivindicar o pagamento do piso salarial, e o reajuste de 14,95% anunciado pelo Ministério da Educação (MEC), Camilo Santana.
“Ponderamos que eles retornem às atividades, porque Fortaleza está numa curva ascendente da qualidade do ensino, e nós temos uma rede de quase 241 mil alunos, e pais que precisam desse acolhimento da educação aqui em Fortaleza”, pediu o prefeito de Fortaleza.
Ato pelo piso
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/z/N/wDv3Y4TZqdiKHs0JDklg/whatsapp-image-2023-01-30-at-10.32.36.jpeg)
Professores municipais protestam e reivindicam pagamento de piso e reajuste salarial em Fortaleza — Foto: Kid Jr./SVM
Professores municipais de Fortaleza protestam, na manhã desta segunda-feira (30), reivindicando o pagamento do piso salarial. A manifestação ocorreu em frente à prefeitura e, mesmo debaixo de fortes chuvas, os servidores permaneceram no local.
“A reivindicação principal e urgente é o pagamento do piso salarial. A lei 11.738 determina o pagamento, no dia 1º de janeiro, do reajuste divulgado pelo MEC de 14,95%. Isso é uma lei [que existe] desde 2008. O prefeito sabe que ela existe e tem a obrigação de cumprir”, disse Ana Cristina Guilherme, presidente do sindicato dos servidores municipais.
A categoria também cobrou carteira assinada para professores substitutos que, assim que terminam o período de contrato, ficam desempregados; revogação da alíquota previdenciária de 14% aplicada a aposentados, e a revisão da reforma da previdência de Fortaleza.
Aumento estudado para professores da rede estadual
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/C/2/9BOBS1T6OUANXugJjFRw/whatsapp-image-2023-01-30-at-10.34.32.jpeg)
Professores municipais protestam e reivindicam pagamento de piso e reajuste salarial em Fortaleza — Foto: Kid Jr./SVM
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), disse na quinta-feira (26) que elabora um planejamento para cumprir o aumento do salário dos professores da rede estadual de ensino. A informação foi dita durante a cerimônia de lançamento das 80 novas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
O aumento estudado seria de quase 15% no piso salarial dos professores, anunciado em 16 de janeiro pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT).
No Ceará, os estudos são feitos entre as Secretarias da Educação (Seduc), do Planejamento e Gestão (Seplag), e da Fazenda (Sefaz) para aplicar o percentual indicado por Camilo.
Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/
Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg
Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Deixe um comentário