Dando continuidade à série de visitas institucionais aos Núcleos de Perícia Forense no interior do Estado, o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres, e a comitiva de coordenadores estiveram, desta vez, em outros três municípios cearenses. O itinerário passou pelas cidades de Tauá, de Quixeramobim e de Crateús, onde estão sediados núcleos regionais da instituição.

Nesta segunda etapa do cronograma, a viagem até os sertões Central, dos Inhamuns e dos Crateús, ocorrida entre os dias 29 e 30 de julho, deu ao perito geral e aos coordenadores da Pefoce a oportunidade de verificarem os ajustes necessários para os núcleos dessas regiões e também um momento de troca de experiências.

Com demandas próprias de cada região, os supervisores dos núcleos tiveram o momento de apresentar pontos a serem melhorados, bem como receberam orientações sobre meios e procedimentos para otimizar as solicitações pertinentes de cada coordenação.

O perito geral da Pefoce, Júlio Torres, ressaltou a importância da aproximação e troca de experiências com os supervisores dos núcleos para alinhamentos pertinentes. “Eu observo que os núcleos do interior possuem algumas necessidades distintas uns dos outros, mas que nas demandas em comum, o modo de gerenciar e lidar com algumas adversidades é positivo em determinados núcleos e nós podemos replicar algumas dessas metodologias em outros núcleos”, avaliou.

Região Central

A primeira viagem foi até o núcleo da região Central, que fica localizado na cidade de Quixeramobim, cerca de 215 km de Fortaleza, e que atende a demanda de 12 municípios. A atividade no núcleo iniciou com a visita guiada pelos supervisores da unidade, mostrando ao perito geral e aos coordenadores as instalações, como são realizados determinados procedimentos e em quais aspectos técnicos e burocráticos eles necessitam de suporte por parte da gestão.

“Essa visita do perito geral nos núcleos do interior representa um marco e aproxima a gestão do servidor. Eu acredito que com essa aproximação as coisas tendem a ganhar novos e bons rumos, com mudanças acontecendo mais rápido. A gente vai procurar trabalhar junto com a direção para a aproximação ser constante, visando melhorias para o nosso núcleo”, ressaltou o médico perito legista, Daniel Chaves, supervisor de Medicina Legal do núcleo.

Sertão dos Inhamuns Sul

Seguindo para o Sertão dos Inhamuns Sul, no município de Tauá, está situado o núcleo da Pefoce responsável por prestar atendimento a 11 municípios. Na unidade, os servidores apresentaram demandas específicas da região. “ Nessa visita, a direção pode observar que o nosso núcleo, mesmo com ajustes a serem realizados, não está abaixo do padrão e que com o suprimento necessário podemos avançar cada vez mais”, ressaltou o auxiliar de perícia e supervisor administrativo, Neyrivan de Sousa.

Quem também acredita nos avanços e melhorias para a atuação da Perícia Forense na região é o servidor perito criminal adjunto, Francisco Nunes, que atua há 27 anos nas perícias externas de Tauá e nos demais municípios do Sertão dos Inhamuns Sul. O perito conta que são inúmeros os avanços que ele presenciou ao longo dessas quase três décadas. “Nos meus 27 anos de serviço, eu vi a perícia evoluir gradativamente e agora ela continua evoluindo mais depressa, com mais estrutura, equipamentos e com a vinda de mais servidores. Apesar de alguns déficits, estamos bem assessorados e acreditamos que o perito geral está buscando conhecer essas dificuldades para reverter o que for possível,” disse.

Novo Núcleo

Finalizando a rota do segundo cronograma de visitas, a comitiva da Pefoce seguiu até a cidade de Crateús, cerca de 390 km de Fortaleza, para conferir as obras de construção do Núcleo Sertão dos Inhamuns Norte. O novo núcleo faz parte de um montante de investimentos do Governo do Estado na área da segurança pública. A implementação desse novo equipamento da Pefoce trará mais agilidade para as perícias da região e atendimento para a população local.

O perito geral, Júlio Torres, visitou com os coordenadores todo o núcleo, conferiu onde serão instalados os futuros laboratórios, salas de exames, bem como as dependências que acomodarão os servidores. A coordenadora de Planejamento e Gestão da Pefoce, Ana Paula Sobreira, que atua na gestão de projetos, recursos e da estrutura da Pefoce como um todo, e que está acompanhando de perto a construção do núcleo e processos de aquisição de equipamentos, conta que a foi essencial a visita do perito geral para avaliar o prédio e decidirem sobre o melhor aproveitamento dos espaços visando mais benefícios para o trabalho pericial e atendimento da população.

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber