Dando continuidade às ações de cumprimento de mandados de prisão, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou mais 36 foragidos da Justiça, nesta quinta-feira (14). A ação de hoje é continuidade da operação iniciada nessa quarta-feira (13), quando 21 pessoas foram presas em Fortaleza. No total, nas últimas 48 horas, foram capturadas 57 pessoas, sendo 32 em Fortaleza e outras 25 cidades da Região Metropolitana da Capital e Interior do Estado.

Em Fortaleza, nesta quinta-feira (14), foram presas 11 pessoas nos bairros Aerolândia, Bom Jardim, Bonsucesso, Itaperi, Padre Andrade, Jangurussu e Vicente Pinzon. Já na RMF e no Interior foram realizadas 25 prisões nas cidades de Aurora, Chaval, Crato, Ibiapina, Ipu, Maracanaú, Pacajus, Paraipaba, Russas, Sobral, Trairi e Ubajara.

Os mandados de prisão preventiva e temporária foram pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, roubo e lesão corporal. A ofensiva é um trabalho da Polícia Civil, que tem como objetivo retirar de circulação suspeitos de cometerem crimes qualificados. Além disso, a ação policial também teve como base levantamentos específicos de checagem do Disque-Denúncia (181) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Ação na capital

Cerca de 110 policiais civis foram mobilizados para a operação policial, que teve o intuito de coibir ações criminosas em Fortaleza. Durante a ofensiva, iniciadas nas primeiras horas da manhã dessa quarta-feira, 21 pessoas que estavam foragidas da Justiça foram capturadas. A ação foi coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e executada pela equipe da Dissuasão Focada e dos 25 Distritos Policiais da Capital.

A operação foi planejada após um levantamento sobre os mandados de prisão existentes nas Áreas Integradas de Segurança de 1 a 10 de Fortaleza e teve como foco um trabalho policial direcionado a alvos determinados. As prisões ocorreram em 16 bairros de Fortaleza, sendo eles Carlito Pamplona, Cristo Redentor, Vila Manuel Sátiro, Pirambu, Planalto Ayrton Sena, Vicente Pinzon, Presidente Kennedy, Panamericano, Alto da Balança, Canindezinho, Vila União, Serrinha, Autran Nunes, São Cristóvão, Granja Lisboa e Bom Jardim.

Em um dos casos, além do cumprimento do mandado, um homem acabou preso em flagrante por posse irregular de uma arma de fogo. Durante a abordagem policial, uma espingarda foi localizada e apreendida. Todos os suspeitos foram conduzidos para realização de procedimento nas delegacias da Capital.

Estratégia e inteligência

Uma das principais diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é o fortalecimento da inteligência e da integração entre as vinculadas, objetivando a redução dos indicadores criminais, especialmente os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI).

Semanalmente, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reúne com os demais membros da alta cúpula da Segurança Pública e com os representantes das Áreas Integradas de Segurança do Estado no intuito de alinhar as estratégias de combate a esses crimes em território cearense, sejam elas preventivas ou ostensivas, com rápidas respostas a crimes ocorridos no Estado.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber