Comunidades rurais do Interior do Ceará começam a precisar novamente do abastecimento dos carros-pipa.

Pouco mais de 60 dias após o fim da quadra invernosa no Nordeste brasileiro alguns municípios do Interior do Ceará já estão recomeçando a enfrentar o desabastecimento humano de água. Um dos primeiros é Pedra Branca (a 262 Km de Fortaleza). Nas localidades de Santa Cruz do Banabuiú e Capitão Mor a água já começou a faltar nas cisternas. A Defesa Civil do Município solicitou vistoria da equipe do Exército Brasileiro para oretorno da Operação Carro-Pipa.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Danilo do Vale, em Santa Cruz do Banabuiú, comunidade distante 36 km do Centro de Pedra Branca, os moradores já estão começando a sofrercom o desabastecimento. Mesmo com o bom volume hídrico no Açude Padre Geraldo o antigo encanamento do sistema de abastecimento não funciona. Será montado um novo e está sendo construída uma nova adutora, para captação de água de três poços.

Enquanto essas obras não são realizada a solução é o abastecimento emergencial, através dos carros-pipa. Danilo do Vale confirmou para a próxima semana a vistoria da equipe da Operação Carro-Pipado 23º Batalhão de Caçadores (BC), subordinado à 10ª Região Militar. São eles quem avaliam a situação das comunidades rurais no Estado, liberam e fiscalizam as rotas dos pipeiros no Ceará.

A equipe do 23º BC deverá inspecionar também a situação da comunidade de Capitão-Mor, a segunda maior do Município, distante 16 km do Centro da cidade. O açude da localidade, o qual recebe o mesmo nome, está com apenas 3,49%. A água não está sendo mais suficiente para atender todas as famílias.Há necessidade do retorno dos carros-pipa, para abastecerem os chafarizes instalados em pontos estratégicos da vila.

Fonte: Diário Sertão Central

Curta nossa página no Facebook 👇🏻

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/