Ícone do site Quixeramobim News

Ministério Público aponta indícios de fraude, e concurso com 454 vagas e anulado no Ceará

O concurso que seria realizado neste domingo (13) oferecia 454 vagas. Mesmo com a anulação do certame, o órgão continua com as investigações.

A prefeitura de Granja, na Região Norte do Ceará, anulou concurso público para professores, enfermeiros, psicólogos, médicos e outros cargos da administração pública municipal, após o Ministério Público do Ceará (MPCE) apontar indícios de fraude no certame.

O concurso seria realizado neste domingo (13) e oferecia 454 vagas. Ao todo, eram 227 vagas para contratação imediata, além de formar cadastro reserva em outras 227 vagas.

De acordo com o MPCE, nas investigações iniciais ficou comprovado a “presença de sérias irregularidades no certame”, o que motivou o pedido de busca e apreensão na sede do Instituto Consulpam, organizador do concurso, no último dia 21 de janeiro de 2022. No local foram apreendidos vários documentos que comprovaram a fraude.

O Consulpam disse que “reafirma o seu compromisso com a realização de concursos orientados pela moralidade, ética e qualidade”.
Ainda segundo o MPCE, mesmo com a anulação do certame, o órgão segue investigando o caso, que se encontra em segredo de Justiça. A 2ª Promotoria de Justiça de Granja ouve ainda supostos envolvidos nas irregularidades, como parte da investigação que apura se há crime na realização do concurso.

Nova licitação

A prefeitura de Granja afirmou que caberá a Procuradoria Geral do Município “internar medidas oportunas e cabíveis, no intento de resguardar o interesse público, bem como proceder com eventuais demandas judiciais, caso necessário, o ressarcimento aos candidatos inscritos”.

A prefeitura reforçou ainda que vai abrir novo processo de licitação e contratar outra empresa especializada para realizar o concurso.

Já o Instituto Consulpam informou que solicitou, por precaução, a anulação do concurso. O Consulpam disse que os candidatos poderão optar pela isenção para o próximo concurso ou solicitar o ressarcimento do valor da inscrição pelo e-mail contato@consulpam.com.br (com CPF, nome, dados bancários completos).

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_a

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Sair da versão mobile