Ícone do site Quixeramobim News

Medidas sanitárias serão adotadas para evitar aglomerações em cemitérios do interior cearense

Em Iguatu, Sobral e Juazeiro do Norte, as visitas aos túmulos foram permitidas, mas deverão seguir protocolos sanitários

Legenda: No fim da manhã desta sexta-feira, a dona de casa Francilene Oliveira, ao lado de um irmão e dois sobrinhos, fez a limpeza do túmulo dos parentes, no Cemitério de Iguatu
Foto: Honório Barbosa

Em Iguatu, a 2ª Promotoria de Justiça apresentou às igrejas, Vigilância Sanitária e administradores dos dois cemitérios da cidade, uma série de recomendações. Após reunião, na manhã desta sexta-feira (30), entre todos eles, a Prefeitura decidiu manter os cemitérios abertos para a tradicional visita de túmulo de parentes e amigos e acatou as orientações do MPCE.

Dentre as recomendações expressas pela Promotoria e a Prefeitura de Iguatu estão a obrigatoriedade de uso de máscaracontrole do fluxo de pessoas para evitar aglomerações, distanciamento de dois metros entre visitantes, disponibilidade de higienização das mãos com álcool a 70% ou pias com água e sabão líquido.

 “A Vigilância Sanitária e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) vão trabalhar no controle de trânsito e de pessoas no entorno e no interior dos dois cemitérios”, explicou o assessor técnico da secretaria de Saúde de Iguatu, Rafael Rufino.

A própria Diocese de Iguatu cancelou todas as missas nas capelas de cemitérios, como ocorria em anos anteriores, e ampliou o horário de celebrações nas igrejas.

“Haverá liturgia também em capelas nos distritos e pedimos aos católicos, em particular os idosos, que evitem ir aos cemitérios neste dia de Finados”, frisou o padre João Batista Moreira. “As pessoas podem fazer visita em outros dias, rezar em casa”, orientou o sacerdote.  

Outra ação indicada pela Diocese de Iguatu é o plantio de uma árvore neste Dia de Finados. “É uma forma de homenagear os entes queridos e contribuir para a defesa do meio ambiente”, pontuou o monsenhor Afonso Queiroga.

Visita antecipada

Maior município da região Norte do Estado, em Sobral, a própria Vigilância Sanitária publicou uma recomendação aos 30 cemitérios, públicos e privados, e ao poder público do Município, indicando a abertura destes espaços a partir de amanhã (31) para evitar aglomeração no Dia de Finados.

O pedido foi aceito. “É para dividir esse público durante estes dias e evitar aglomerações”, justificou a gerente deste setor, Verena Soares.  

Assim como em Iguatu, não haverá celebrações dentro dos cemitérios, como costumeiramente acontecem. A maior preocupação tem sido os cemitérios de distritos maiores, mas a Vigilância Sanitária promete fiscalização, em parceria com órgãos de segurança.

“As pessoas do grupo de risco, com comorbidade, a gente orienta que não vá aos cemitérios. Também pedimos que não levem crianças, porque elas têm menos cuidados (higiênicos)”, completou Verona.

A Secretaria de Serviços Públicos fará controle nos prédios municipais, a qual administra, com aferição de temperatura, assegurar o uso de máscara e cumprimento do distanciamento.

Já em Juazeiro do Norte, por meio da 2º Promotoria de Justiça, o MPCE também expediu recomendações direcionadas aos agentes públicos e privados, entre eles a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar, Demutran, igrejas, cemitérios, para prevenir aglomerações em cemitérios e igrejas.

O promotor Flávio Côrte ressaltou, principalmente, o acompanhamento do setor hoteleiro em relação a sua capacidade em 60%, já que nesta época do ano, a terra do Padre Cícero costuma receber milhares de romeiros.

Missas permitidas

Ao contrário das outras cidades, poderá haver celebrações dentro de igrejas e capelas, mas o MPCE solicita que sejam cumpridos os protocolos sanitários, como limitação da capacidade em 50%, disposição de álcool em gel nos templos e distanciamento entre os participantes, por exemplo. A Diocese de Crato confirmou que já cumpre e manterá estas medidas.  

Aos responsáveis por hotéis e pousadas, a Promotoria pede o cumprimento integral do decreto estadual, em especial, em relação ao distanciamento social, capacidade de operação em 60%, aferição da temperatura dos colaboradores, fornecedores e hóspedes.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte, David Marrom, ressaltou que sua equipe já está identificando os estabelecimentos para que cumpram estas medidas sanitárias.

“Como não haverá romaria, estamos com programação para hoje e amanhã, passando em cemitérios, ranchos, que se for receber algum visitante, adote as medidas. Desde a última sexta-feira já estamos realizando fiscalizações. Também será feito controle de entrada por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, orientando para não ficar muito tempo no cemitério”, detalhou.

A tradicional visita ao túmulo do Padre Cícero, que costuma reunir 100 mil fiéis na Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, também será permitida, obedecendo as medidas sanitárias, com controle de fiéis na entrada, respeitando 30% da capacidade total, que é de 150 pessoas. Também terá aferição de temperatura e obedecerá ao cumprimento do distanciamento. A entrada estará restrita das 8h às 17h.

Todas as instituições citadas pelo MPCE deverão enviar relatório à 2ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, no dia 3 de novembro, comprovando as informações de que as medidas adotadas.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber

Sair da versão mobile