Ícone do site Quixeramobim News

MDR libera mais de R$ 65 milhões para Operação Carro-Pipa

A transferência de recursos vai assegurar a continuidade do serviço de distribuição de água para todo o semiárido nordestino

Legenda: Liberação de recursos pelo MDR vai assegurar manutenção da Operação Carro-Pipa
Foto: Foto: Cid Barbosa

De acordo com o MDR, o recurso financeiro será descentralizado para o Exército Brasileiro, responsável pela execução do serviço. No Ceará, a Operação-Pipa é coordenada por meio do 40º Batalhão de Infantaria (BI), em Crateús, do 23º Batalhão de Caçadores (23BC) e o 10º Depósito de Suprimentos (D Sup), em Fortaleza.

Por meio de nota, o MDR informou que “não houve qualquer paralisação no fornecimento de água potável à população atendida pela operação”. Entretanto, o próprio comando do 40º BI informou, por meio de nota, que “a distribuição de água no 1º Ciclo de Operação de Abastecimento da Operação Carro-Pipa de 2021 iniciará somente após esta Organização Executora Militar (OME) receber os recursos financeiros necessários para o pagamento dos prestadores dos serviços”. A nota foi assinada pelo comandante do 40º BI, tenente-coronel André Costa Campelo.

Segundo o Sindicato dos Pipeiros do Ceará, 400 caminhões-pipa são contratados atualmente pelo MDR para distribuição de água em vários municípios, beneficiando cerca de 200 mil moradores de áreas rurais isoladas.

O 40º BI atende às regiões dos Sertões de Crateús, Inhamuns e Cariri Oeste com cerca de 170 carros-pipa e 50 mil famílias, segundo estimativa do Sindicato dos Pipeiros.

O MDR, em 24 de dezembro passado, informou que priorizou 46 localidades rurais e 29.540 municípios para integrar a Operação Carro-Pipa.

De acordo com o MDR, em julho de 2020, no Ceará, foram atendidos 55 municípios e 152.861 pessoas com 390 caminhões-pipa; em agosto foram 54, com 392 veículos e 161.646 moradores; e em setembro passado foram 54 municípios, 363 carros e 159.808 habitantes.

O presidente do Sindicato dos Pipeiros, Eduardo Aragão, disse que “foi um alívio a informação sobre a transferência de recursos para a Operação Caminhão-Pipa do Exército evitando impacto para as famílias que precisam de água para beber e cozinhar diariamente”.


Fonte Diário do Nordeste

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber

Sair da versão mobile