Ícone do site Quixeramobim News

Índices das chuvas melhoram e agricultores do Sertão Central iniciam plantio

 

Pelo terceiro dia consecutivo a chuvacontinuou molhando o chão na maioria dos municípios do Centro do Estado. O clima ficou agradável. Neblinou a maior parte da noite deste domingo para segundafeira. As precipitações foram de 33,3mm em Madalena, 30mm em Mombaça ePedra Branca, 21,8mm em Quixeramobim e 15mm em Boa Viagem. Era o sinal para muitos agricultores da região. O dia nem havia amanhecido e muitos já estavam nos roçados. “O inverno pegou”, comentavam satisfeitos.

Além dos postos oficiais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) moradores de diversas localidades estão enviando mensagens através das redes sociais, registrando chuvas em praticamente todas as regiões. No sábado, em Banabuiú, foram superiores a 150mm. O rioque corta o município encheu, provocando os primeiros transtornos. Umaponte de madeira, acesso improvisado da cidade à vila da Barra do Sitiá, foiarrastada pela correnteza.

Logo abaixo da barragem do açude Arrojado Lisboa, neste município, as máquinas estão trabalhando na formação de um piscinão, onde a população se concentrará durante o dia para brincar o carnaval. Com a mudança meteorológica o local ficará ainda melhor para os brincantes. Da quarta para a quinta-feira a situação era outra. Não houve registro de chuvas no Estado pela segunda vez no mês. Agora, as águas estão voltando a rolar.
A água também voltou a correr em rios e riachos com cursos pelos municípios de Pedra Branca, Quixeramobim, Quixadá, Canindé, Choró, Ibaretama, e também em Itapiúna. Esse quadro positivo deve permanecer nesta segunda-feira. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema meteorológico principal indutor de chuvas no Ceará, deverá continuar agindo.
Nesta manhã, a imagem do satélite GOES-13, canal Infravermelho, ainda apontava nuvens sobre todo o Estado, provocando uma agradável sensação térmica em várias regiões.
Amanhã, a nebulosidade com possibilidade de chuvas deverá se concentrar nafaixa litorânea e no centro-sul do Ceará, prevê a Funceme. Com informações Diário do Sertão
Sair da versão mobile