Ceará registra 24 mil raios nos primeiros três meses de 2017. Somente nas últimas 48 horas foram 3.700 descargas elétricas registrados.

O Ceará já registrou mais de 24 mil raios nos três primeiros meses de 2017. Segundo o Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Enel (Antiga Coelce), esse número é mais do que todos os raios registrados no ano passado. Só em 2017, de 1º de janeiro até o dia 23 de março, foram registrados 24.664 raios, número maior se comparado ao ano todo de 2016, quando foram registrados 22.596 descargas.

Ainda conforme a Enel, o estado registrou 3.700 raios nesta quarta e quinta-feira em diversos municípios do estado. Na quarta-feira foram 3.424 descargas elétricas.

O município com a maior incidência de raios foi Santa Quitéria, com 190 raios, seguido de Granja, Região Norte (159 raios) e Morada Nova, Região Jaguaribana (159).

Já nesta quinta-feira (23), foram registrados mil 276 raios. A maior incidência foi em Santa Quitéria, Quixadá e Hidrolândia. A Enel informou que, apenas nos três primeiros meses deste ano, já caíram mais de 24 mil raios, mais do que em todo o ano passado.

Veja cuidados durante tempestade:

Dentro de casa: evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada. Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica. Evitar consertos de instalações elétricas e se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Fora de casa: evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas. Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.