Grupo fica perdido na Chapada do Araripe e é resgatado por helicóptero da Ciopaer no meio da mata

Duas mulheres e dois adolescentes haviam saído para fazer uma trilha na Chapada do Araripe quando ficaram perdidos na mata cerrada.

Policial Militar desce com a ajuda de uma corda para ajudar no resgate das quatro pessoas (Foto: SSPDS/Divulgação)

Quatro pessoas foram resgatadas na tarde deste domingo (7) na Chapada do Araripe, no município de Crato, no Sul do Ceará. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), duas mulheres e dois adolescentes saíram – no início da manhã deste domingo – para fazer uma trilha em uma reserva ecológica da região, quando ficaram perdidas em área fechada de mata atlântica.

Uma das mulheres conseguiu sinal de celular e ligou para o marido – que estava no Crato – relatando o ocorrido. O helicóptero da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) do Cariri, situada na cidade de Juazeiro do Norte, decolou e seguiu até a região onde iniciou as buscas. As vítimas – duas mulheres de 45 e 59 anos; e dois jovens de 17 e 18 anos, foram resgatados por volta das 13 horas, na localidade de Granjeiro.

A equipe da Ciopaer utilizou de uma técnica conhecida por McGuire, na qual um tripulante usa de equipamentos para transportar os resgatados até um ponto seguro. Essa ação é realizada em locais, que devido às particularidades do terreno, impossibilitam o pouso da aeronave. O grupo não sofreu ferimentos e passa bem.