O ano de 2026 começou com mudanças para quem deseja emitir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em dezembro de 2025, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma resolução, ratificada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com diretrizes que alteram formação e avaliação de novos condutores. Uma das principais adequações foi a exclusão da baliza da prova prática.

A partir desta segunda-feira (9), o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) determinou que a etapa não será mais exigida nos exames das categorias B, C, D e E. A decisão visa a padronização com os exames em todo o país e a conformidade com as recomendações dos órgãos reguladores de trânsito.

A manobra de inserir e retirar o carro dentro de um espaço limitado, que exige domínio e noção de espaço do candidato, foi classificada como “desproporcional” pela Senatran, uma vez que o teste eliminatório considerava os erros nessa etapa equivalentes a condutas de risco, contribuindo para aumentar os índices de reprovação “sem correspondente ganho em segurança viária”, conforme manual da secretaria.

Siga @quixeramobim_news