Estudantes de Aracoiaba denunciam que a frota escolar do Município está sucateada.

A frota de ônibus escolares da rede municipal de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, está sucateada. O interior dos transportes coletivos está praticamente destruído. Apesar de ter dois meses para realizar os reparos a prefeitura não adotou as providências. O transporte de alunos para o IFCE de Maracanaú foi interrompido. A denúncia está sendo feita através das redes sociais.

Além da precariedade da frota escolar o inicio das aulas foi adiado para o dia 19 de fevereiro. O ano letivo no Município seria iniciado na próxima semana. O motivo, de acordo com os alunos, é a falta de professores. Eles estão com os salários atrasados. Os servidores de outras áreas também estão sendo prejudicados. Parte deles não recebe os vencimentos há quatro meses.

A administração municipal aponta a redução dos repasses financeiros do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) como principal problema da crise. “Em virtude do atual cenário econômico pelo qual passa não apenas o Município, mas todo o País, até cancelou o carnaval deste ano. Os recursos – financeiros e humanos – que poderiam ser utilizados na realização das festas estarão empenhados na manutenção da oferta de serviços essenciais à população”, explicou a prefeitura através de Nota