O colorido especial das nuvens chamou a atenção de moradores de Quixadá. Foto > Pedro BaquitQuem pôde observar o por do sol no último sábado (5) em Quixadá teve a oportunidade de apreciar e registrar um bonito fenômeno atmosférico. Foi o caso do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Pedro Baquit. Na companhia dos amigos na propriedade rural da família, no entorno da cidade, ele flagrou uma imagem especial. Todos ficaram encantados, afinal, não é todo dia que é possível apreciar nuvens alaranjadas no sertão.

Um grupo de amigos que estava na piscina do Pedra dos Ventos Resort, um hotel fazenda situado no distrito de Juatama, na zona rural de Quixadá, também fez o registro do fenômeno. Antônio Almeida, proprietário do estabelecimento hoteleiro confessou aos hospedes nunca ter visto imagem tão bonita ao ver a fotografia registrada por Antônio Regis.

O mesmo fenômeno foi registrado do Pedra dos Ventos Resort, no distrito de Juatama. Foto > Antônio Regis

Sobre a coloração vermelha alaranjada das nuvens, o meteorologista David Ferran, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explicou ser causada pela iluminação do sol, quando está nascendo ou se pondo, próximo ao horizonte, onde os raios solares atingem a nuvem por baixo.

O especialista acrescentou que nesses horários os raios solares “percorrem” um maior caminho pela atmosfera, e a cor azul é mais espalhada pelos aerossóis, pequenas partículas finíssimas presentes na atmosfera, explica o azul ao fundo. Ao chegar na nuvem, que é formada por partículas de água/cristais de gelo, a cor mais presente é o amarelo e vermelho, gerando esta mistura de cores entre essas duas tonalidades.

Fonte: Diário do Sertão Central

👍🏻 Curta nossa página no Facebook 👇🏻

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/