O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse domingo (29), um cavalo preso em uma cacimba de alvenaria no Sítio Boa Vista, em Canindé, município da Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. O animal, que pesa cerca de 300 kg, havia caído de uma altura de aproximadamente seis metros de altura e foi entregue em segurança ao tutor e em boas condições de saúde.

A 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia /3ºBBM) foi acionada pelo número 193 para atender uma ocorrência de resgate de cavalo, que estava preso em uma cacimba na zona rural. “O animal de estimação atendia pelo nome de Lampião e, desde a madrugada desde domingo (29), estava desaparecido”, relatou o comandante do socorro, subtenente Genivan.

“Para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões”, detalha o subtenente. O sistema permitiu a descida controlada pelo bombeiro militar, que utiliza um cinto paraquedista. Após a amarração no cavalo, o bombeiro foi içado primeiro e em seguida o cavalo foi resgatado.

“Após muito trabalho, o animal de aproximadamente 300 kg foi resgatado e entregue ao proprietário com apenas algumas escoriações, devido à queda na cacimba”, conclui.

Balanço

Somente em 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. As principais espécies resgatadas são cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás e raposas. O balanço de 2021, ainda segundo o CBMCE, é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.

Nossa página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/

Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/