Sistemas de adução foram instalados pela Cogerh no canal do Eixão das Águas. Foto > Cogerh

Mais e mil famílias das comunidades de Roldão, UiraporaPoço do BarroMota e Taboleirinho, na zona rural de Morada Nova, passaram a receber água através de sistemas de adução instalados no Eixão das Águas, naquele Município. De acordo com o Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o novo modelo de captação de água substitui o abastecimento através dos carros-pipa, tornando o processo mais ágil e econômico. A adução é feita por meio de tubulação de PVC.

No sábado (5) O secretário da Casa Civil, Nelson Martins, o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, inauguraram os novos sistemas de água nos distritos de Roldão e Uirapora. no mesmo dia as outras três comunidades também passaram a ter acesso a água tratada com a construção de um sistema adutor que interliga o Eixão das águas à Estação de Tratamento de Água(ETA) de Morada Nova.

Ainda de acordo com a Cogerh, a água chega às comunidade através de cinco sistemas adutorescom mais de 15 km. A Companhia foi a responsável pela concepção e execução das obras. O investimento foi da ordem de R$ 3,1 milhões. Embora construídos em caráter emergencial, em virtude do agravamento da estiagem, os sistemas se tornarão estruturantes, já que continuarão abastecendo as comunidades mesmo em tempos normalidade hídrica.

” Tínhamos o compromisso de levar água para essas populações que estão situadas próximas ao Eixão das Águas. Estamos transformando esse sonho em realidade”, ressaltou o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias.

Fonte; Diário do Sertão Central

👍🏻Curta nossa página no Facebook 👇🏻

https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/