Paredão de nuvens impressionou moradores de Banabuiú (Foto: José Avelino Neto)
Paredão de nuvens impressionou moradores de Banabuiú (Foto: José Avelino Neto)

Uma extensa formação de nuvens, criando uma espécie de “cobertor”, virou assunto na cidade de Banabuiú, interior do Ceará, nesta terça-feira, 27. Alguns moradores ficaram assustados com o avanço do paredão branco. Entretanto, não há com que se preocupar.

O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Raul Fritz, explica que o fenômeno é causado apenas pelo acúmulo de nuvens, devido à circulação de ventos que acaba limitando a expansão da barreira branca. Esse tipo de formação não é tão comum no Estado, mas já houve registros.

“Cobriu boa parte do Estado, na altura de Banabuiú. Apresentava um limite reto de paredão de nuvem, parecia um cobertor. Por isso pode ter causado estranheza. Estava em um nível médio na atmosfera”, comentou.

O jornalista José Avelino Neto, que fez fotos da formação, conta que na terça o dia amanheceu com o paredão. Entretanto, foi se aproximando com o passar o tempo. Por volta das 12h, ele captou o ápice da aproximação da barreira branca. Segundo ele, o clima ficou mais abafado.

“Reparei no meu celular a mudança de temperatura. Pela manhã, 30ºC. Quando foi pela tarde, quando a cidade estava coberta, aumentou para 32ºC”, contou.

No dia seguinte, o céu amanheceu sem nuvens. Com informações O Povo.