Cearenses aumentam consumo de energia com instalação de painéis solares e reduzem contas em até 85%
A rotina do advogado Roberto Menescal quando o assunto era energia envolvia altas cifras. Antes, ele pagava, em média, R$ 650 por mês de conta de luz, tendo que restringir o uso de aparelhos como ar-condicionado e chuveiro elétrico. Tal situação foi alterada em outubro de 2023, quando ele decidiu instalar painéis solares em casa.
“A gente viu nos últimos anos um grande impacto das contas de energia no orçamento familiar. Muitas vezes a gente tendo que fazer um corte até nos aparelhos que a gente usava como chuveiro elétrico e principalmente ar condicionado. Com um projeto bem feito, considerando a média do consumo, hoje não tenho mais problemas com energia”, afirma.
Seis meses depois, a situação do advogado quando o assunto é conta de energia é completamente diferente. Segundo Roberto Menescal, após instalar os painéis solares e aumentar o consumo da família, colocando mais ares-condicionados e retomando o uso do chuveiro elétrico, a tarifa elétrica agora é de R$ 95 em média por mês, 85% mais barata do que o débito anterior.
Antes eu tinha apenas um ar condicionado, hoje tenho três e um chuveiro elétrico. Quando você gera sua própria energia, a tendência é você consumir mais. Ganhei qualidade de vida, em relação ao calor, em relação ao estresse de ter que ficar vigiando as luzes acesas e pedir para não consumir, em termos consciência ambiental, pois estou utilizando um meio sustentável de produção de energia, com pouca poluição e impacto ambiental.ROBERTO MENESCALAdvogado que instalou painéis solares em casa
TENDÊNCIA OBSERVADA
O exemplo de Roberto Menescal ilustra bem a atual percepção de que os painéis solares se multiplicam nos telhados das residências do Ceará. Sejam casas de alto padrão ou de valor mais econômico, a procura de mercado pelos equipamentos fotovoltaicos não está apenas relacionada à economia nas contas de energia, mas também no aumento do consumo sem pressionar o orçamento.
Em um contexto de um estado marcado pelas as altas temperaturas como o Ceará, instalar painéis solares pode ser uma opção plausível, principalmente no atual momento em que equipamentos com os preços mais baixos da série histórica.
Para o diretor técnico do Sindienergia-CE, Danilo Queiroz, o conforto térmico das famílias cearenses é a prioridade na instalação dos painéis solares, bem como a utilização de outros eletrodomésticos, como máquina de lavar e utensílios de cozinha.
“O perfil de quem procura produzir hoje a própria energia tem inicialmente um apelo forte na redução do custo, mas junto vem também vários outros pontos, como o aumento maior de consumo para ter um conforto térmico maior, principalmente nos períodos de maior calor. Já é feito um dimensionamento de acordo com a pretensão futura de geração de energia, como consumir mais ar condicionado. O conforto não só térmico, mas de outras utilidades do dia a dia para ter dinamismo”, observa.
Nossa Página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/
Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg
Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br
Deixe um comentário