Duas cargas avaliadas em torno de 300 mil reais foram recuperadas, na última semana, em virtude de um trabalho desenvolvido pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com o apoio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Cinco pessoas foram capturadas, entre elas, os assaltantes, uma pessoa que intermediava o repasse do material roubado e um empresário da cidade de Sobral – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) – que receptava as cargas. A ação foi divulgada, nesta segunda-feira (15), em coletiva de imprensa no Complexo de Delegacias Especializadas (Code).
A delegacia especializada tomou conhecimento do caso após um roubo de carga ocorrido na cidade de Umirim (AIS 17), na segunda-feira (08). Conforme apurado pelos policiais civis, um grupo armado, a bordo de um veículo VW Gol de cor branca, abordou um caminhão com um carregamento de botijões de gás, que seguia para a cidade de Itapipoca (AIS 17). Com os levantamentos feitos pela DRFVC, as equipes chegaram ao chefe do bando, identificado por Antônio Erinaldo de Jesus do Carmo (34) – com passagens por porte ilegal de arma de fogo e ameaça. Capturado na quarta-feira (10).
Erinaldo foi localizado em uma residência, em Pacatuba (AIS 12). Defronte ao imóvel do suspeito, os policiais encontraram o carro com as mesmas características do automóvel utilizado na ação criminosa. Lá, foram presos, além do chefe criminoso, outros dois envolvidos, identificados por Egmon Douglas Silveira Pontes (25) – com antecedentes criminais por furto, receptação e crime de trânsito; e Elan Carlos Almeida Rodrigues (24) – com passagem por roubo – também assaltantes. Uma busca foi realizada na casa, o que resultou na apreensão de um revólver calibre 38, municiado e uma cartela lacrada com munições .380. Um segundo veículo, Fiat Siena de cor cinza, também foi apreendido.
Ainda em diligências visando localizar a carga roubada, a DRFVC seguiu até Croatá (AIS 14), para prender Anderson Barreto Gomes  – conhecido por “Lago” e sem antecedentes. Conforme o delegado Diego Barreto, que presidiu as investigações, Anderson, que foi preso com um veículo VW Golf, cor prata, funcionava como um intermediador, ou seja, ele recebia os materiais do trio de assaltantes e revendia para um comerciante, em Sobral.  Este empresário foi identificado por Francisco Evilasio Ferreira Melo (44) – com passagens pela Polícia por roubo de carga e furto – preso na quinta-feira (11). Em seu comércio, no bairro Alto Cristo, os policiais civis localizaram vários fardos de arroz, que haviam sido roubados em dezembro de 2017, na cidade de Maracanaú (AIS 12). Tal ação criminosa também era apurada pela delegacia especializada.
Anderson Barreto Gomes  – conhecido por “Lago”
No comércio de Evilásio, os profissionais de segurança encontraram um caminhão, onde estavam armazenados os 569 botijões de gás, que haviam sido tomados de assalto em Umirim. “As duas cargas estão avaliadas em cerca de 300 mil reais”, revela Diego Barreto. Todos os integrantes do esquema criminoso foram encaminhados a sede da DRFVC, onde foram ouvidos e indiciados por associação criminosa. O trio de assaltantes responderá também por roubo de carga, e os suspeitos, Anderson e Evilásio, foram autuados ainda por receptação.
Francisco Evilasio Ferreira Melo (44)