Ícone do site Quixeramobim News

Cai liminar que proibia Vaquejada de Quixeramobim; atividades começam nesta quinta (07)

Cai liminar que proibia Vaquejada de Quixeramobim; atividades começam nesta quinta (07)

A 28ª Vaquejada de Quixeramobim será realizada de 7 a 9 de setembro, no Clube do Vaqueiro, que já preparou parte da estrutura e deve receber 5 mil pessoas por dia. Crédito: Alex Pimentel

A Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) conseguiu, nesta quarta-feira (06), derrubar a liminar concedida no último dia 30 de agosto que proibia a realização da Vaquejada de Quixeramobim, que acontece há 27 anos na cidade. Segundo a organização do evento, a decisão favorável da Justiça permitirá que a competição ocorra normalmente a partir desta quinta-feira (07), seguindo até sábado (09), no Clube do Vaqueiro, como previsto inicialmente.

O evento correu o risco de não acontecer neste ano após os promotores de Justiça da Comarca de Quixeramobim, Raqueli Castelo Branco Costenaro e Vicente Anastácio Martins Bezerra de Sousa, ingressarem com Ação Civil Pública (ACP) na 1ª Vara da Justiça no Município, requerendo a anulação da competição, alegando maus-tratos e crueldade com os animais. O pedido foi deferido pela juíza Kathleen Nicola Kilian, que estabeleceu multa diária de R$ 100 mil caso a determinação fosse descumprida.

Apesar da decisão contrária da juíza, os organizadores do evento esperavam pela queda da liminar para realizar a vaquejada. Organizador da competição, o empresário Sílvio Fernandes informou que não tinha a intenção de desobedecer a decisão judicial, mas que confiava que Emenda Federal 96 – aprovada recentemente, legalizando o esporte – prevaleceria na Justiça do Estado.

“Temos uma das cinco maiores vaquejadas do Ceará. Com ela, atraímos milhares de turistas e dividendos para o nosso município”, disse Fernandes, que acrescentou que já está acertando os últimos detalhes para que a 28ª edição do evento comece normalmente nesta quinta-feira (07). Com informações Diário do Sertão Central.

Sair da versão mobile