Seleção pode também chegar aos 43 se derrotar a Bolívia e o Chile na sequência do torneio.

neymar
Neymar não teve espaço diante da forte marcação colombiana ( Foto: AFP )
Brasil empatou em 1 a 1 com a Colômbia nesta terça (5), em Barranquilla. Os gols foram marcados por Willian e Falcao García. Já classificada para a Copa do Mundo, a equipe de Tite precisa de vitórias nas duas rodadas finais das eliminatórias sul-americanas para igualar o recorde da Argentina.
Antes do torneio de 2002, disputado na Coreia do Sul e Japão, os argentinos terminaram as eliminatórias com 43 pontos. Hoje com 37, o Brasil pode também chegar aos 43 se derrotar a Bolívia (fora) e o Chile (em casa).
Com 26 pontos, os colombianos continuam na briga por uma das quatro vagas automáticas para o Mundial da Rússia. O quinto colocado disputará repescagem contra a Nova Zelândia. O empate interrompeu sequência de nove vitórias consecutivas do Brasil nas eliminatórias.
Tite fez mudanças no time em relação à vitória sobre o Equador, na semana passada. Uma delas, no ataque. Roberto Firmino começou como titular no lugar de Gabriel Jesus. No meio, Fernandinho foi titular na vaga que foi de Casemiro.
Com estilo mais vertical, a Colômbia ameaçava pela direita, graças aos avanços de Cuadrado. Mas James Rodriguez, principal esperança de armação dos donos da casa, teve 45 minutos apagados. Não que a velocidade tenha dado resultado para os colombianos. A dificuldade em entrar na área brasileira fez o time arriscar chutes de fora da área com Cardona e Cuadrado. Rodríguez também tentou de falta, mas não conseguiu superar Alisson.
Se atacava pela direita, a Colômbia dava espaço por este setor na defesa. E foi por ali que o Brasil criou oportunidades, com Neymar passando sem grandes problemas pela marcação de Arias. Apenas era parado com faltas nem sempre marcadas pelo árbitro venezuelano Jesús Valenzuela.
Duas vezes o atacante brasileiro ganhou em velocidade e chegou à área em condições de finalizar, mas não acertou ao alvo. Quando, em vez do chute, deu o passe, o Brasil abriu o placar. Aos 46 minutos, Willian recebeu o passe e acertou voleio no canto direito.
No intervalo, o técnico argentino José Pekerman tirou Cuadrado, o melhor jogador da Colômbia no primeiro tempo. Entrou Chará. Deu certo. A Colômbia começou o segundo ainda mais incisiva, tocando a bola com tranquilidade e sem lançamentos longos. O empate aconteceu aos 10 minutos, em cabeçada de Falcao García, que parece ter encontrado, a menos de um ano do Mundial de 2018, o futebol que perdeu antes da grave lesão de joelho que sofreu antes da Copa de 2014.
Os colombianos cresceram na partida por perceberem que a virada era possível. James Rodríguez acertou a trave em cobrança de falta que, se resultasse em gol, teria sido falha de posicionamento de Alisson.
O domínio durou pouco tempo. O Brasil se recuperou em campo e voltou a ameaçar com velocidade de Neymar, ignorando o calor de 34º C em Barranquilla. Ele continuava ganhando da marcação. Tite, para dar ainda mais força ao ataque, colocou Gabriel Jesus em campo. Depois entrou Philippe Coutinho.
A partir dos 35 minutos, José Pekerman chegou à conclusão que o empate não era tão ruim assim e deixou seus jogadores mais recuados para preservar o 1 a 1, o que aconteceu, no final de tudo.