Ícone do site Quixeramobim News

Avião militar da Ucrânia cai perto de Kiev com 14 pessoas a bordo; russos atacam defesa antiaérea

Serviço de Situações de Emergência informou que a aeronave caiu a 50 km da Capital

avião cai em kiev
Legenda: Equipe de emergências trabalham no local do acidente de um avião militar ucraniano ao sul de Kiev
Foto: AFP

Um avião militar ucraniano caiu nesta quinta-feira (24) na localidade de Trypillia, cerca de 50 quilômetros ao sul de Kiev, capital do país, segundo informação confirmada pelo Serviço de Situações de Emergência. Havia 14 pessoas a bordo, mas o órgão não detalhou a situação dos tripulantes.

Já os militares russos afirmaram que destruíram os sistemas de defesa antiaérea e deixaram as bases ucranianas “fora de serviço”. Informou-se ainda que “a população civil não tem nada a temer”, embora Kiev tenha relatado várias mortes de civis.

Contudo, a ameaça não chega apenas do céu. A guarda de fronteira ucraniana anunciou incursões terrestres russas de vários pontos, assim como do leste, na região separatista de Lugansk.

Endurecida por oito anos de conflito armado com rebeldes pró-Rússia, a população local tem muita clareza sobre o que fazer nesse cenário.  “Se continuarem a nos bombardear, vou encontrar armas e defender minha pátria. Pouco importa se tenho 62 anos”, prometeu Vladimir Levashov, morador de Chuguev.

O Exército ucraniano é onipresente nas principais estradas do leste. Entre Kramatorsk e Carcóvia, um comboio de veículos com a bandeira ucraniana amarela e azul está parado.

ATAQUES 

A 300 km de distância, em Mariupol, potentes explosões sacudiram a principal cidade portuária do leste do país. Nessa área, perto da linha de frente, começa a retirada da população civil, em aldeias como Zoloty e Gorsky.

“Levaremos a população até a estação de trem mais próxima”, anunciou o porta-voz da Defesa Civil, Alexei Babchenko.

Mais longe, no município de Novotoshkovka, a retirada não é mais possível. Horas após o início do ataque, os disparos da artilharia russa são muito intensos, e as comunicações, complicadas.

“A ofensiva está em andamento sobre toda linha de demarcação nas regiões de Lugansk e Donetsk”, descreveu Babchenko, acrescentando que “os combates estão acontecendo por todos os lugares”. “Ainda não conseguimos receber informações sobre as vítimas, porque não há comunicação com esta área”, completou.

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_a

Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Sair da versão mobile