Ícone do site Quixeramobim News

Após terem casas alagadas, moradores de Iguatu protestam por obra de drenagem

Transtorno foi causado por erro em execução de projeto de escoamento em empreendimento privado, segundo a prefeitura

Moradores de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (15), interditando uma das vias da Avenida Perimetral com pedras e pneus. A manifestação tem por objetivo chamar a atenção da Prefeitura para o problema de invasão de água da chuva em ruas e casas dos bairros Areias II e Cajueiro.

Nos últimos quatro dias, choveu 244 mm na cidade e o volume acumulado trouxe transtornos para moradores da cidade e de áreas rurais, com pontos de alagamento, ruas intransitáveis e invasão de água nas casas.

De forma emergencial, a prefeitura enviou secretários e operários para avaliar a situação e realizar serviços provisórios. Uma máquina retroescavadeira fez a abertura de pontos de escoamento de água pluvial.

Segundo os moradores, a construção de um empreendimento comercial na área, no ano passado, causou a  interrupção do escoamento da água da chuva. Ainda conforme ele, a obra foi realizada em uma área alagada.

Prejuízos

“Eu moro há treze anos e nunca houve um problema desse, entrar água em todas as casas”, disse a dona de casa Camile Bezerra, moradora do bairro Cajueiro. “A gente está precisando de uma ação concreta, que libere a água”, acrescentou, relatando ainda que a fábrica de bolos do pai dela teve prejuízos com a inundação. “Estragou pacotes de farinha de trigo e outros produtos”.

Muitos tiveram prejuízos. O comerciário Luís Costa disse que o motor da geladeira da casa dele queimou. A dona de casa, Marlene Alves disse que “a água da chuva entrou na minha casa e estragou móveis e uma cama”.

A dona de casa Lígia Vieira, moradora da Travessa Lauro Maia, no bairro Areias II, lembrou que no ano passado, “choveu bem e não houve nenhum problema, porque havia escoamento da água, mas depois que construíram esse prédio, a água da chuva fica represada e escorre lentamente”.

Outra moradora, Genésia Araújo, vivendo desde 2014 no bairro Cajueiro, reafirmou que a obra “construída em um trecho de lagoa agravou o problema”. Ela disse que a água já estava “represada atrás das casas da minha rua e, de ontem para hoje, aumentou ainda mais a quantidade de água com mais uma chuva”.

Casas foram construídas em áreas “indevidas”, diz prefeitura

O secretário de Infraestrutura de Iguatu, Jocélio Viana, afirmou que “loteamentos foram abertos e casas construídas no passado, em áreas indevidas, de forma irregular, mas que o empreendimento comercial não está em ponto de lagoa”.

O titular da pasta explicou que “houve um erro de execução do projeto de escoamento da água que foi aprovado pela Prefeitura, que ficou com as manilhas mais altas do que o nível do leito das ruas, mas que a empresa vai refazer o serviço”.

Zona rural

Na localidade de Barra, zona rural de Iguatu, a cheia do rio Trussu trouxe transtornos para cerca de 30 famílias que tiveram casas invadidas pela água das últimas chuvas desde o dia 12, passado.

Na manhã desta quinta-feira (15), ainda havia água em pelo menos 15 casas. O agricultor, Luís Alencar, disse que “o nível elevado da rodovia impede a passagem da água, que fica presa, sobe e entra nas casas”.

Uma máquina da Prefeitura rompeu a rodovia estadual que liga Iguatu ao distrito de Antonico, no município de Quixelô. “O serviço foi feito para liberar a água represada”, explicou o secretário de Infraestrutura do município, Jocélio Viana.

A secretaria de Assistência Social e policiais militares distribuíram cerca de 30 cestas básicas para os moradores da localidade de Barra.

O secretário de Agricultura do município, Venâncio Vieira, pontou que o acumulado de precipitações na região de Barra do Trussu ultrapassou 300mm desde o último dia 12. “Só nesta terça-feira (13) choveu 150mm na região”, disse. “Essa quantidade de chuva em poucos dias provocou esses pontos de alagamento”.


Nossa página no Instagram

https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber

Sair da versão mobile