A professora Isabel Dantas e os estudantes Júlio César, Caroline Nobre e Caio Cavalcante em Campinas. Foto > Facebook 

Uma equipe formada por três alunos e uma professora da Escola Profissional Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim, conquistou no domingo (20) a medalha de prata na 9ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A competição é realizada em Campinas (SP) pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Para conquistarem o segundo lugar no pódio concorrendo com equipes de escolas públicas e particulares de todo o País, os três estudantes da equipe “Cabala”, Caio Cavalcante, Caroline Nobre e Júlio César, precisaram superar cinco fases online. Em seguida, acompanhados da professora de História e Geografia Isabel Dantas, viajaram para Campinas, onde participaram da última fase.

Conforme informações da Unicamp, no total, 1.200 alunos dos ensinos fundamental e médio participaram da competição educacional nacional. Eles formaram 307 equipes. O Ceará teve o maior número de finalistas, com 119 equipes. O Rio Grande do Norte veio em seguida, com 60 e São Paulo com 37 equipes. Foram distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze.

Outras três equipes, de Fortaleza, também ganharam medalha de prata e seis, todas de Fortaleza, conquistaram a medalha de ouro. A equipe de Quixeramobim foi a única do Interior do Ceará a se classificar entre as melhores do Brasil de acordo com a divulgação do resultado da 9ª ONHB.