Ícone do site Quixeramobim News

Alerta contra a peste bubônica em 42 municípios do Ceará

Alerta contra a peste bubônica em 42 municípios do Ceará

Secretaria da Saúde do Ceará emitiu alerta para profissionais sobre como agir em caso do surgimento de pacientes de peste bubônica e pneumônica em 42 cidades do Ceará. O último caso da doença confirmado no estado ocorreu em 2005, na cidade de Pedra Branca.

Conforme o documento da Secretaria, os focos de peste são comuns em áreas de alta altitude, com temperatura mais amena, ar mais úmido e vegetação e fauna específicas.

No Ceará, as áreas de importância para a vigilância da peste são Serra da Ibiapaba, Serra de Baturité, Serra da Pedra Branca, Serra do Machado, Serra das Matas e Serra de Uruburetama e Chapada do Araripe.

Ainda conforme a Secretaria da Saúde, as cidades nessas regiões têm focos da peste porque na mesma área há o agente patógeno e o animal hospedeiro (o rato) da peste, que pode repassar a doença para o homem.

“A persistência desses focos deve ser considerada uma ameaça real e permanente de acometimento humano nessas regiões, que pode estender-se para outros lugares, inclusive centros urbanos, tornando-se imperativo que os técnicos de saúde estejam preparados para lidar com o problema”, diz o alerta

Sintomas Peste bubônica
Mal-estar
Abatimento
Dor de cabeça
Dores no corpo
Vômitos
Pulso acelerado
Arrepios de frio
Febre alta Bubões
Peste pneumômica
Arrepios de frio
Dor de cabeça intensa
Delírio ou prostração absoluta no leito
Respiração ofegante
Tosse frequente
Escarro abundante, a princípio claro, depois sanguinolento
Pulso acelerado

Cidades do Ceará com focos de peste, de acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Foto: Reprodução)

Sair da versão mobile