Ícone do site Quixeramobim News

A Ponte Metálica de Quixeramobim completa hoje 120 anos de sua construção.

Construída na Bélgica e trazida para cá, a Ponte, que tem cerca de 210 metros de comprimentos, foi inaugurada em 5 de fevereiro de 1899 com o intuito de prolongar a Estrada de Ferro existente sobre o Rio Quixeramobim.

A obra possui grande importância não apenas para a cidade, mas também para o Estado do Ceará, sendo hoje um dos cartões postais de Quixeramobim.

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA PONTE METÁLICA DE QUIXERAMOBIM

Inaugurada em 5 de fevereiro de 1899, a Ponte Metálica de Quixeramobim, foi construída no sentido de prolongamento da Estrada de Ferro de Baturité que ía em direção a região sul do Ceará, o cariri cearense. Sendo formada por cinco vãos em torno de 52,4 m cada, assentados estes sobre pilares feitos de blocos de pedra robustos, pelo mestre-de-obras português Antônio Cortez, e tendo uma extensão total de quase 210 metros de comprimentos, pesa 488 toneladas, e já foi a terceira maior do gênero em todo a América do Sul.

ponte construída na Bélgica
A ponte foi projetado pelo engenheiro Lúcio do Amaral e construída na Bélgica. A estrutura metálica foi fundida pela Compagnie General de Construction de Haine S. Pierre e trazida de navio da Bélgica até a cidade Fortaleza, e de lá foi transportada através dos vagões de carga das composições ferroviárias até Quixeramobim, para ser montada no local onde se encontra sob a supervisão do engenheiro Randal James Callender.

Ponte metalica belga Quixeramobim

O primeiro teste de resistência realizado sobre a sua estrutura ocorreu em fevereiro de 1899, com duas locomotivas e um vagão carregado de trilhos, num peso total de 110 toneladas.

Desativada no final do século vinte para a passagem de trens passageiros e cargueiros, devido à mudança de percurso da linha férrea, que agora iria passar por fora do perímetro urbano da cidade, foi totalmente recuperada, sendo colocado na mesma, um tablado de madeira e grades laterais, para ser utilizada por pedestres no translado que fazem entre o centro da cidade e alguns bairros periféricos que se constituíram do outro lado do rio.

Depois de alguns anos passados de sua inauguração, a Ponte Metálica não perdeu sua beleza. Serviu até de inspiração ao Compositor e Arquiteto Fausto Nilo, filho de Quixeramobim, quando da elaboração do Projeto de Construção do Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza, inserindo no mesmo uma lembrança concreta de sua cidade natal para ser implantada neste local.

Hoje a Ponte Metálica é mais um dos cartões postais de Quixeramobim para se visitar, de onde se pode contemplar um lindo pôr do sol e apreciar advinda do rio que traz um pouco mais de frescor para a cidade Coração do Ceará

( Foto Quixeramobim Naturalizado )

Curta nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br/

Sair da versão mobile