Carteira de Identidade Nacional: Saiba tudo sobre o novo documento
Novo modelo já está sendo emitido e visa a integração de dados e tem versão digital. Saiba tudo sobre o novo documento de identidade
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida pelos estados. O Ceará começou a emitir na última quinta-feira, 11. Além de receber o documento físico, os cidadãos também têm acesso à versão digital no aplicativo GOV.BR. Confira as informações para solicitar a nova Carteira de Identidade
Carteira de Identidade Nacional: Qual o prazo para atualizar o documento?A emissão das novas carteiras de identidade já começou, mas o País tem um prazo de 10 anos para atualizar todos os documentos, respeitando a capacidade de cada órgão. Então, não precisa ter pressa em atualizar seu documento.
Mudanças na nova carteira de identidade. O novo documento visa combater os problemas de fraudes no Brasil ao utilizar um padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. Isso porque, antes, uma pessoa poderia tirar uma via da identidade em cada estado. Além disso, permite a integração de dados nos sistemas de informação públicos, que é feita de forma segura e por um fluxo em tempo real. Primeiro documento de identificação civil emitido no Ceará completa 100 anos; VEJA
Novas identidades podem ser utilizadas como documento de viagem. Uma das inovações incorporadas à Carteira de Identidade Nacional é a inclusão de uma área específica da Machine Readable Zone (MRZ) no documento, a mesma usada em passaportes. Entretanto, até o momento, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul. O passaporte continua sendo obrigatório nos demais países. Quanto custa pedir a nova Carteira de Identidade? Como já ocorre com outros documentos, a primeira via da nova carteira e as renovações são gratuitas. Porém, para emitir uma segunda via haverá cobrança de um valor, que varia de acordo com o estado, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação.
Ainda, a nova sede da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB) da Perícia Forense do Estado (Pefoce), no bairro Benfica, também emitirá a CIN. Documentos necessários para emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN):Certidão de nascimento (se solteiro)Certidão de casamento (se casado) CPF Comprovante de residência. Se autista, levar também documento do responsável e laudo médico com CID específica para autismo. A informação também será incluída no documento. Quem tem erro no CPF pode tirar a nova Carteira de Identidade? Neste primeiro momento, pessoas que não estiverem com as informações do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de acordo com suas certidões ou tiverem algum erro no documento, não podem emitir a nova CIN, de acordo com o Ministério da Economia. Cidadãos que estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento da Receita Federal para resolver sua situação.
A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.Com informações de Alexia Vieira
Nossa Página no Instagram
https://www.instagram.com/quixeramobim_news/
Nossa Página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg
Nossa página no Facebook
https://www.facebook.com/quixeramobimnews.com.br
Deixe um comentário