O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) uniu esforços para realizar uma operação de transporte de dois peixes-bois, que estavam na praia de Iparana, no município de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11). O destino foi a praia da Peroba, em Icapuí, na AIS 18 do Estado. A operação ocorreu na noite da última segunda-feira (2) e terminou na madrugada desta terça-feira (3). Os animais marinhos foram transportados para um cativeiro de aclimatação localizado próximo à região da Peroba, município de Icapuí, no litoral leste do Ceará.

A educadora ambiental, Beatriz Queiroz, da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), uma Organização Não Governamental (ONG) que desenvolve um trabalho com a conservação de espécies ameaçadas de extinção no Estado, participou da mobilização.

“Iniciamos o processo de transladação de dois machos de peixe-boi, tratam-se dos animais Chico e Mirim. Eles haviam encalhado ainda filhote em 2015, e passaram seis anos conosco em reabilitação. Hoje, são transportados para um cativeiro de aclimatação na comunidade de Peroba para dar início ao processo de soltura desses animais na natureza”, explicou Beatriz.

A ação ocorreu no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Iparana. A operação contou com o apoio de um caminhão especial para transportar os animais, além de uma equipe de bombeiros militares. Toda a ação foi acompanhada por profissionais da Aquasis, que se dedicam a proteger espécies ameaçadas de extinção, como a espécie peixe-boi. Após dez horas de operação, Mirim e Chico, foram transportados em segurança até a praia da Peroba, ambos têm cerca de 2,5 metros e pesam mais de 450 quilos.

O transporte

A primeira etapa da operação foi voltada para resguardar a vida dos animais marinhos. Dessa forma, os bombeiros militares transportaram os peixes-bois em condições adequadas até o viveiro localizado em Icapuí. Essa etapa incluiu a remoção do mamífero aquático do tanque de reabilitação para uma cápsula de transporte. Um caminhão do tipo munck, que possui um braço hidráulico de içamento, foi utilizado para transportar a cápsula para o caminhão durante todo o percurso até a nova casa dos peixes-bois.

Uma viatura do CBMCE e veículos da Aquasis escoltaram os animais marinhos. Na operação, foi seguida a velocidade limitada de 60 quilômetros por hora, num trajeto de pouco mais de 200 quilômetros.

Procedimento semelhante foi utilizado pelas equipes para desembarcar o peixe-boi em Icapuí. O caminhão munck retirou a cápsula de transporte até a orla da praia, onde biólogos aguardavam em uma balsa para levar o animal ao viveiro, iniciando o período de ambientação do mamífero ao novo lar. Por volta das seis horas da manhã de hoje, a operação teve seu desfecho com sucesso. O trabalho de transladação dos animais marinhos foi realizado em segurança. Mais de 30 pessoas foram mobilizadas na operação.

Nossa página no Instagram
https://instagram.com/quixeramobim_news?igshid=1ar0nbn5ej0k7

Nossa página no Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCWukWdg6Ycj5yHCXSy1GnJg?view_as=subscriber